domingo, 11 de outubro de 2009

Por um mundo menos Psi!

Ter participado do Encontro de História Oral em BH me fez ver que existe um mundo além da Psicologia e da saúde...
No primeiro dia participei do GT memória corpo e esporte, para ver Marin(d)a apresentar seu trabalho sobre o futebol. E achei interessante minha posição de estrangeira, em vários sentidos. De estrangeira com passe livre, sem time e nem empresário... hehehe! Apesar de não curtir mais futebol, foi bacana pensar em várias possibilidades de análise e o quanto a metodologia precisa ser diversificada. Como estudar o corpo sem recurso audiovisual? E além disso, precisamos ir além de análises identitárias! Joguei isso pro grupo, mas o tempo foi curto para maiores problematizações. Me irritei com o carioquiocentrismo!!!
Algumas discussões continuaram depois no bar, no Bolão em Santa Teresa, onde Cássia nos acolheu. Assim como piadas em torno da esquina da esquina do Clube da esquina... hehehehe e várias fotos de uma amizade com cariocas que espero, perdure aqui no Rio.
No segundo dia, eu e Marin(d) pegamos uma palhinha da apresentação poética de Arnaldo Antunes na UFMG, mas só vimos pelo telão mesmo... agora é aguardar o seu show no Circo Voador no dia 23... e depois foi minha vez de apresentar trabalho sobre Loucos, anjos e demônios, no GT memória e saúde. E foi uma experiência muito bacana, pois tinha várias historiadoras com pesquisas interessantes e foi a primeira vez que falei sobre a minha pesquisa do mestrado sem me emocionar... nada como o tempo... e entender que também há um mundo possível fora da saúde!
E por fim, assisti a mesa "Múltiplas vozes e múltiplos olhares" com a participação de uma sociológa (que ficou perdida entre as tradicionais dicotomias), uma historiadora (uma picuda da FGV) que falou coisas interessantes e uma antropóloga, que sem dúvida, fez a melhor fala, problematizando os lugares de sujeito e objeto, habitando o entre e apostando na convocação política do ato de pesquisar. Adorei!!! Fala afetada e política!
E aí veio o temporal e eu decidi voltar um dia antes... afinal muitas coisas aguardavam no Rio...

Nenhum comentário:

Postar um comentário