quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Retrospectiva 2011: foto-emoção

O meu amor por fotografia é antigo, e ainda mais por fotos antigas. São verdadeiras chaves de memória! Nos tempos da máquina com filme de rolo, eu costumava viajar pro sul com uma pilha de fotos das minhas andanças, o que fazia com que meu pai me zombasse que eu deveria ser turista e fotógrafa! Mas desde que comecei a usar as máquinas digitais, raramente mando imprimir... snif!

E por falar em snif... na vibe de deixar minha casa com minha cara, e principalmente, meu quarto, após ter colocado o primeiro quadro com fotos fofas e especiais (uma das poucas atuais impressas) da minha viagem com o Léo pro Chile, em 2010, comprei esse quadro pra fotos.... E não deu outra... justamente por ter poucas fotos impressas atuais, fui em busca de fotos significativas nos álbuns antigos... e esse processo foi muito emocionante!

As fotos escolhidas são muito especiais e vejam o porquê:

- na 1a. (da esquerda) de cima, eu estou entre meus pais, em frente a casa de Boqueirão no final de 1999, quando retornei ao sul, após quase 1 ano em Salvador, o 1o. ano...

- na 2a. (da direita) de cima, estou com minha família buscapé, numa foto rara da infância onde todos aparecem. Foi tirada na antiga igreja católica de Herveiras- RS, feita de madeira, na primeira comunhão da Quinha, em 1982, época em que ela era muito maior que eu! E vejam só o meu style: já de tênis e bolsinha vermelha, com detalhes em vermelho na blusa! E o cabelitcho? hahaha E só tinha 6 anos!

- na 1a. (da esquerda) de baixo, meu pai tá com a Laurinha em direção ao mar, em 2005, em Tramandaí- RS. Momento único e muito emocionante, pois além de ter sido a primeira vez em que a Laurinha viu o mar e descobriu o infinito, foi a primeira viagem da família buscapé pra praia juntinha da Silveira e agora com D. Laurinha da Silva. Claro que isso não rolou sem muita briga e insistência! Mas rolou e foi lindo! "Água, água! Tudo água" repetia a Pequena ensinada pelo vô babão!

- na 2a. (da direita) de baixo, eu estou com a Laurinha no colo, na mesma viagem descrita anteriormente. Como rolava a disputa de quem iria levar a Laurinha primeiro à praia, lá estava eu reivindicando meu posto! hahaha E a Pequena tava gordinha, e começando a falar e a me reconhecer... inesquecível!!!

- e a do meio... bem... em meio a lágrimas, apresento a minha casa de Boqueirão, onde vivi muitas aventuras dos 8 aos 17 anos! Ah! Se aquela janela do quarto da frente falasse... tantas noites apreciando a lua, em meio aos maiores devaneios que germinavam meu modo 'out'ista... e agora esta casa é a do meu pai, após a separação que ocorreu no final de 2009. E está à venda... desde que me mudei pro meu cafofo... tem sido um exercício abrir meu coração e dar forças ao véio pra se desfazer da casa. Ela já cumpriu sua história e tá na hora do desapego para dar abertura pra novos territórios. (Opa! Tou falando do véio ou de mim, ou da Quinha? ou... ) E só pra constar: quando mostrei essa foto pra minha mãe, ela disse que eu teria que colocar uma foto da nova casa dela... e eu disse prontamente: mas a sua casa não é minha, nunca morei nela... aquela era nossa e onde eu morei por mais tempo na minha vida...

... SusPiro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário