segunda-feira, 13 de junho de 2011

Se morar é preciso, por que é tão caro??


Na procura de um 'imóvel pra chamar de meu', percebi o quão, absurdamente, os preços dos imóveis aumentaram nos últimos anos, não apenas no Rio (movimento pra lá de guinado/ turbinado pelos eventos esportivos), mas no país com um todo. Em um certo momento (marcado pela tentativa de não me mexer, desespero e desânimo), cheguei a pensar na possibilidade de adiar este projeto e permanecer morando de aluguel. Pero, os aluguéis aumentaram demais!!! E aí o desespero pegou mesmo... e depois de várias ponderações (dívida a longo prazo assusta qualquer um, não é mesmo?), percebi que o valor de uma prestação de um imóvel financiado equivale ao valor médio de um aluguel na zona norte, onde moro. Se você calcular direitinho tudo o que já investiu/ investirá em aluguel, dá pra ver que hoje é viável comprar um imóvel, mesmo com a especulação imobiliária.
Portanto, vale a pena pesquisar bem, ver as linhas de financiamento e fazer os simulados, especialmente do 'Programa Minha Casa, Minha Vida' da Caixa Econômica Federal, usar o FGTS, etc. Tudo depende da sua renda, e atualmente, com a economia mais estável, vale a pena investir a longo prazo.
Apesar do aumento de pessoas que realizam o desejo da casa própria (que só recentemente me pegou), da economia estável, pererê caixinha de fósforo, o projeto de aquisição de um móvel ainda é apenas um sonho pra muitos brasileiros. Acho que o governo deve aprimorar sua política de habitação, porque afinal, se morar é preciso, não poderia ser tão caro!!!
E quem me conhece, sabe o quanto sou a rainha do desconto, da promoção, liquidação, e não seria diferente com imóvel... claro que o apartamento que comprei, foi um achado! Mas tem que procurar sempre, ter muuuuuuuuuuuuuuuuita paciência, visitar vários, em horários distintos e não cair na armadilha dos anúncios ou da encheção de saco dos corretores. Estes ao invés de ajudar, no geral, aumentam o pânico e a certeza de que não encontrará nada acessível e decente e ter que contentar-se com um Kinder Ovo. Procure bem, mas beeeeeeeeeeeem mesmo, de preferência sem prazo (ao contrário do que ocorreu comigo) e enquanto isso, todo centavinho no cofrinho será mais do que bem-vindo!
Afinal, se morar é preciso e é tão caro, economizar é preciso!!!
Quem quiser saber mais, leia:

Um comentário:

  1. Olá pessoal, eu sou Patricia Sherman atualmente em Oklahoma EUA. Gostaria de compartilhar minha experiência com vocês sobre como consegui um empréstimo de US $ 185.000,00 para limpar meu saque bancário e iniciar um novo negócio. Tudo começou quando perdi minha casa e meus pertences devido ao saque bancário que levei para compensar algumas contas e algumas necessidades pessoais. Então, fiquei tão desesperada e comecei a procurar fundos de qualquer maneira. Felizmente para mim, uma amiga minha, Linda me contou sobre uma empresa de empréstimos, fiquei interessada, embora estivesse com medo de ser enganada, fui compelida pela minha situação e não tive escolha senão procurar aconselhamento do meu amigo sobre essa mesma empresa entrar em contato com eles realmente me fez duvidar devido à minha experiência anterior com credores on-line, mal conhecia essa empresa '' Elegantloanfirm@hotmail.com Esta empresa tem sido de grande ajuda para mim e para alguns dos meus colegas e hoje sou uma O orgulhoso proprietário de negócios e responsabilidades bem organizados é bem tratado, graças a esta empresa de empréstimos por colocar o sorriso no meu rosto novamente. Então, se você realmente precisa de um empréstimo para expandir ou iniciar seu próprio negócio ou em qualquer forma de dificuldade financeira, eu recomendo que você dê hoje à elegantloanfirm a oportunidade de elevação financeira do seu negócio hoje ... entre em contato através do. .. {Email:} Elegantloanfirm@hotmail.com ... não é vítima de fraude on-line em nome da obtenção de um empréstimo. obrigado

    ResponderExcluir