quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Minha vida sem mim


Este filme foi o dispositivo que usei na aula de hoje sobre Tanatologia (e vou repetir amanhã cedinho). Possibilita a reflexão sobre o direito de morrer com dignidade, com autonomia...

Foi emocionante ver a turma sendo tomada pela história de Ann na busca de produzir sentidos novos para sua vida e para sua vida sem ela...

Assisti este filme, pela primeira vez, em 2007 e lembro como me afetou... mas eram outros afetamentos que também me atravessavam.... Deixar morrer... e buscar a boa morte... que sabedoria... me diga como produzir uma estética da morte? Como???

Ann, ao descobrir que está com câncer sem possibilidades de cura, faz uma lista de desejos que gostaria de realizar antes de morrer e como gostaria que fosse a vida de alguns familiares depois de sua partida... E tem a mentira como maior companheira nos intensos momentos de solidão...

É belíssimo... polêmico... denso... como a vida, como a morte...

E agora vou alimentar o meu leãozinho e fazer jangada com Morfius...

2 comentários:

  1. Olá Profª,
    Sem querer achei o seu blog, procurando material para a realização do trabalho que a senhora passou, sobre o filme Minha Vida Sem mim.
    Estou procurando fazer o melhor.
    Bjus.
    Cristiane Bitencourt
    Univercidade.

    ResponderExcluir
  2. Oi Cristiane,
    Seja bem-vinda a este espaço!
    E quanto ao trabalho, procure dar vazão às afetações que o tema está produzindo em você, isso te ajudará a escrever!

    bjs

    ResponderExcluir