segunda-feira, 1 de março de 2010

Leituras de vida






Sempre gostei de ler e acredito no potencial da leitura para alongar horizontes. Quando criança até a pobre literatura de Sabrina e Júlia me encantava, menos pelos enredos amorosos, e mais pelas histórias que se passavam em uma cultura diferente, principalmente se fosse na Grécia e no Marrocos! E já torcia o nariz para aquelas que se passavam nos EUA. hehehe
Chatinha desde pequena... e cigana também! A leitura sempre despertou o desejo de ganhar mundo pra além dos morros de Boqueirão do Leão. E era uma das assíduas frequentadoras da biblioteca municipal e da biblioteca da escola... nenhum papelzinho passava sem ser lido...
Com a curiosidade que me impele a meter o nariz em tudo (não é em vão que tenho o nariz arrebitado, ele aponta o horizonte!!! hehehe) e de sentir que nem o céu é o limite, pude fazer várias viagens através de diversos livros (e "Cem Anos de Solidão" de Gabriel Garcia Marquez continua sendo o meu preferido).
E em Cuba... nossa, fiquei impressionada com a valorização da leitura! Quanto investimento em educação e cultura! Vi livros de papel de jornal, alternativa para o período especial em que tudo era escasso... E amigos, chorei ao ver a fila de pessoas comprando jornal... e fico com vontade de chorar todas as vezes em que ouço meus alunos (universitários!) reclamando que não gostam de ler... Sim, Cuba mexeu demais comigo...
É... acho que a Pequena Princesa e a Amélie Poulain que me habitam estão mais vivas do que nunca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário