segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Portunholando


Mira!

Mucho me gusta hablar portunhol! Sinto muito, vão ter que me aturar!!!
Os 9 dias em Cuba valeram mais do que se tivesse feito 1 ano de curso de Espanhol! É incrível como eu gosto da língua e por isso, tenho muita facilidade para aprendê-la e nenhuma vergonha em tentar me comunicar! Até estou arriscando escrever também (o bloguito que o diga). No segundo dia eu já pensava em espanhol e me negava a falar em português, inclusive com os brasileños. Soy cubana desde niña! Mira (preciso dizer que eu falava esta palavra a todo instante?!)! Pero, bastava dizer uma palavra para ser questionada de onde era... é a minha cara/jeito de extranjera dando sinais... (tava mais pra boneca russa do que pra brasileña).

Pero, durante a apresentação do meu trabalho no congresso eu falei em Português (pausadamente...). Era a única da mesa (e também da sala toda, que devia ter umas 40 pessoas) que falava Português. Entonces, o exu nacionalista baixou... Assim como durante algumas discussões bem calientes sobre o modo cubano de lidar com a loucura, com os gays, com as pessoas com deficiência... não só não conseguia me expressar em portunhol, como voltava o gaudério com força total!

Que bela mescla soy!
O Rio Grande do Sul me deu o sangue quente e espírito desertor, a Bahia me deu régua e compasso, e uma boa ginga para lidar com as durezas da vida e o Rio de Janeiro tem me dado novas armas, afinal quem mora nesta cidade pode se virar em qualquer outra!

Agora, muchach@s, nem o céu é o limite!


Nenhum comentário:

Postar um comentário