sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Antes de Cuba...


Teve um momento em que tinha 'muchas ganas' para conhecer Cuba. Era a grande referência de outro mundo.

O germenzinho de macrorevolucionária se alimentava das histórias do sistema, da virada de costas pro Tio Sam, etc, etc, etc.

‘Mirava' Che como 'una grande persona', que me inspirou particularmente durante os idos de UNISC, na experiência do Universidade Solidária em Aporá/BA; nos primeiros anos de Bahia, especialmente durante a residência em Saúde Coletiva... e a vitória de Lula em 2002.

'Después', fui endurecendo e perdendo a ternura... descrença total (?). Decepção com Lula e seu governo, com o PT, com os partidos em geral, com a democracia representativa e pra soterrar... minha experiência como coordenadora das Políticas Transversais na Secretaria de Saúde do Estado da Bahia... como 'no creer' na micropolítica, na microfísica do poder???

'Entonces', eis que conhecer Cuba tornou-se uma possibilidade concreta em meados de 2009... foram meses ensaiando, planejando... sonhando... desejando... e aquele friozinho bom na barriga corroendo e aquecendo...

E, 'mira'! Não faltaram fantasmas, pessimistas, persecutórios, capitalistas de todos os 'styles' para que muitos mitos sobre Cuba fossem construídos... a lógica do 'no hay' imperando e emperrando, desde o procedimento para conseguir o visto (que é separado do passaporte para que 'nosostros' não tenhamos dificuldades futuras para invadir os EUA) até se deveria levar um saco de papel higiênico, absorvente, xampu, etc, etc e sem falar do estoque de comida... hehehe

Fui preparada para contestar o ‘no hay liberdad’... Fui preparada para guerra... e a Cuba que conheci me deu vários tapas com luvas de pelica...

Nenhum comentário:

Postar um comentário