terça-feira, 23 de junho de 2009

Cartografias da invenção

Pensem numa disciplina gostosa?
Pois é, quem tem me acompanhado no dia-a-dia (nem sei se esse hífen cabe aqui ou não), tem me ouvido falar muito dela e delas...
A disciplina é oferecida pelo programa de pós-graduação em Psicologia da UFRJ, pela professora Virgínia Kastrup (que é uma fofa!). Vai acabar na próxima semana e eu já estou com saudades... pois os textos e as discussões têm inquietado e alimentado minha alma! Quanto desassossego!
Acordo alegre, lépida e fagueira todas as segundas por causa dos bons encontros vespertinos com uma galerinha boa que só (Joana, Ângela, Laura, Cristal, Alexandra, Bebel, Duda, Márcio, Antônio, Mhyrna etc).

Espiem a ementa...

Ementa: A pesquisa científica como prática e como política cognitiva. As políticas epistemológicas no cognitivismo e nos construtivismos. Construtivismo social e construtivismo enativo. Políticas cognitivas na formação do pesquisador: a representação e a invenção. O uso do método da cartografia no estudo da invenção e dos processos de produção de subjetividade. O desenho do campo problemático como questão processual. A pesquisa do domínio cognitivo e do território existencial. A escrita do texto de pesquisa. O diário de campo como dispositivo. O lugar dos métodos de primeira pessoa na investigação cartográfica.

O curso dá continuidade à disciplina ministrada em 2008-2, que teve como tema os fundamentos filosóficos e os avanços atuais do método da cartografia. Encontrando suas bases na obra de Deleuze e Guattari, o método da cartografia é voltado para o estudo da invenção e dos processos de produção de subjetividade, abrindo um número significativo de novos problemas teóricos e desafios metodológicos. O método da cartografia mantém proximidades e afastamentos em relação aos métodos etnográficos (Clifford, 2002), Caiafa, 2007), aos métodos da análise institucional (Altoé, 2006) e às metodologias de primeira pessoa (Varela e Shear, 2000). Para o desenvolvimento do método da cartografia são definidas as seguintes pistas: 1) Cartografar é acompanhar um processo; 2) A cartografia requer uma atenção concentrada e aberta ao presente; 3) A cartografia não dissocia a pesquisa e a intervenção; 4) A cartografia exige a dissolução do ponto de vista do observador; 5) A cartografia é sempre de um coletivo de forças; 6) A prática da cartografia requer dispositivos para operar; 7) A cartografia deve dar conta de um território existencial; 9) Cartografar é traçar um campo problemático; 10) A cartografia requer uma política de narratividade.
Dando seqüência aos temas discutidos e analisados, o curso abordará o tema do desenho do campo problemático de uma pesquisa, ressaltando sua dimensão processual e suas ressonâncias políticas. O problema da cartografia do território coloca-se ainda como um desafio metodológico a ser enfrentado. O papel da entrevista no contexto da pesquisa cartográfica também requer aprofundamento. Será examinada a adequação de diferentes técnicas de entrevista (reflexiva, narrativa, explicitação) no contexto da cartografia a partir da análise de casos concretos (Petitmengin, 2000, 2007). A escrita do texto com os resultados da pesquisa também será novamente objeto de investigação. Neste contexto, será analisado o papel do diário de campo como dispositivo de pesquisa, bem como a questão da elaboração dos relatos e do grupo de supervisão. O problema da formação do cartógrafo será abordado a luz do conceito de aprendizagem inventiva (Kastrup, 2007), da discussão sobre a competência ética (Varela, 1995) e das políticas cognitivas e epistemológicas (Kastrup, Tedesco e Passos, 2008).

Deu água na boca? Quem quiser mais, posso compartilhar textos etc, etc...

4 comentários:

  1. Olá, encontrei com teu post e achei bem interessante! Como ofereceste mais informações, gostaria, se ainda houver tempo, de resgatá-lo no tempo e te pedir as referências trabalhadas nesta disciplina. Abraço, Rita

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  2. Oi Rita, posso te passar as referências sim, mas preciso de seu e-mail!

    Um abraço!

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  3. Ok, lá vai: ritamaciazeki@yahoo.com.br, obrigada.
    Abraço, Rita

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  4. Rita,

    Enviei um e-mail pra vc com o plano da disciplina! Bom proveito!

    abs!

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