quarta-feira, 15 de setembro de 2010

400 contra 1






Faz cerca de um mês que vi este filme e somente agora parei para escrever sobre ele. O motivo? Acho que eu ainda não engoli direito... é o tipo de filme que me despotencializa e me deixa desacreditada...

O filme conta a história da criação do Comando Vermelho, no final da década de 70, a partir da trajetória e do testemunho de William da Silva Lima (Daniel de Oliveira), um dos poucos sobreviventes do grupo original. Com ele, pudemos acompanhar os bastidores do movimento, tanto no presídio, principalmente na luta pelos mesmos direitos dos presos políticos, como pelos assaltos espetaculares ou ainda, com sua vida amorosa intensa com Tereza. (Aliás, nunca imaginei que Daniela Escobar pudesse dar tanta vida a esta personagem! Ela tá 'espetaculosa'!)

Mas o que me embrulhou o estômago são as cenas de violência, as disputas de poder, o posicionamento escroto dos presos políticos, a organização do crime, a ousadia de 1 lutando contra 400... a covardia de 400 contra 1...

Enfim... acho válido assistir e ver o que ele afeta! Vale a pena conhecer a versão do 'criminoso' e não da polícia... e problematizar a organização de um movimento tão forte e que fabricou 'heróis'.

Direção: Caco Souza - 2010
Elenco: Daniel de Oliveira, Jonathan Azevedo, Jefferson Brasil, Anderson Muller e Branca Mellisa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário